Voltar ao Blog

Lidando com os dias difíceis

21 de junho de 2026

Tem dias em que as emoções da menstruação batem forte, e tudo bem. Aqui estão jeitos gentis e reais de atravessar os momentos mais difíceis, um passinho de cada vez.

Tem dias em que as emoções da menstruação batem mais forte do que em outros, e você pode se sentir chorosa, irritada ou simplesmente fora de si. Isso é totalmente normal. Aqui estão alguns jeitos gentis e reais de atravessar os momentos mais difíceis.

Tudo bem se sentir assim

Primeiro, o mais importante: seus sentimentos são válidos. Os hormônios são poderosos, e é completamente normal:

  • Chorar por coisas pequenas.
  • Se irritar com todo mundo.
  • Querer ficar sozinha.
  • Se sentir ansiosa ou preocupada.
  • Ter o pavio mais curto do que o normal.

Nada disso significa que tem algo de errado com você. É só o seu corpo, e isso sempre passa.

Levantadas de humor rápidas

Quando você estiver para baixo, tente algo pequeno. Você não precisa resolver tudo de uma vez.

Soluções de 5 minutos

  • Respire fundo, 4 tempos puxando o ar, 4 tempos soltando.
  • Jogue água fria no rosto.
  • Saia um pouco para tomar um ar.
  • Coloque sua música preferida.
  • Mande uma mensagem boba para uma amiga.

Soluções de 15 minutos

  • Tome um banho, a água morna acalma.
  • Faça alguns alongamentos ou yoga leve.
  • Assista a um vídeo engraçado.
  • Escreva no seu diário.
  • Faça carinho num bichinho ou abrace um bicho de pelúcia.

Soluções mais longas

  • Vá caminhar em algum lugar verde.
  • Ligue para alguém que você ama.
  • Faça algo criativo.
  • Tire um cochilo.
  • Assista a uma série reconfortante.

Quando você está irritada

Sentindo-se irritadiça? Veja o que ajuda:

  1. Se afaste da situação, se conseguir.
  2. Conte até 10 antes de responder.
  3. Mexa o corpo, até uns poucos polichinelos ajudam.
  4. Escreva o que sente em vez de falar.
  5. Peça desculpas depois se você responder mal, acontece com todo mundo.

Quando a tristeza chega

Sentir vontade de chorar também é normal:

  • Permita-se chorar, isso até faz bem para você.
  • Se console do jeito que você consolaria uma amiga.
  • Lembre que vai passar, normalmente em um ou dois dias.
  • Procure alguém, até mandar "estou num dia difícil" já é corajoso.

Quando pedir ajuda

Por favor, converse com um adulto de confiança se:

  • Seus sentimentos estiverem atrapalhando a escola ou as amizades.
  • Você estiver tendo pensamentos de se machucar.
  • Sua TPM parecer muito intensa todo santo mês.
  • Você se sentir para baixo por semanas seguidas.

Pedir ajuda é uma das coisas mais fortes e inteligentes que você pode fazer.

Lembre-se

Os dias difíceis não duram para sempre, e você é mais forte do que imagina. Seja gentil com você, procure ajuda quando precisar e saiba que a Sosô está bem aqui com você. 💛

Posts Relacionados