Por que temos a menstruação?
Sosô IA
A menstruação acontece pra preparar o seu corpo, todo mês, pra uma possível gravidez. Tipo, mesmo quando não rola, o corpo treina todo mês, sabe?
O que acontece, de verdade?
Então, todo mês, o seu útero cria um "acolchoamento" fofinho, cheio de sangue e nutrientes. Pensa tipo num quarto decorado pra um bebê. Isso é pra, se um óvulo for fertilizado, ele poder se aconchegar lá e começar a crescer. Mas, se o óvulo não encontra um espermatozoide (e na sua idade, praticamente sempre não vai encontrar, já que você não está tendo relações), o corpo pensa: "Ah, ok, não vai ter bebê dessa vez". Tipo, não precisa mais do "quarto decorado". Aí, esse acolchoamento fofinho que se formou simplesmente se desfaz e sai de você, e é isso que a gente chama de menstruação ou "período". É tipo uma faxina mensal do corpo.
Por que é importante?
Menstruar significa que seu corpo está funcionando super bem! É um sinal de que seus hormônios estão trabalhando direitinho e seu sistema reprodutor está saudável. É uma parte bem normal e natural de crescer e pra maioria das meninas, começa a acontecer entre 10 e 13 anos, mas pode ser um pouco antes ou depois. Se quiser ter uma ideia de quão perto está minha primeira menstruação? dá pra fazer um quiz rapidinho aqui no site!
Gerado pela Sosô IA. Não substitui orientação médica profissional.